quinta-feira, 3 de julho de 2014

Barcelona seduzindo!

A Espanha é um destino certo pra quem faz um mochilão pela Europa, e hoje a Juliana veio contar pra gente como foi a experiência dela por uma das cidades mais cobiçadas por mochileiros do mundo todo!

Olá, meu nome é Juliana e vou contar o meu ponto de vista a respeito de Barcelona. Vou deixar uma nota aqui que fui com o meu namorado, o que é bom lembrar, porque quando você viaja sozinho ou com amigos as experiências são diferentes.

Chegamos cansados (foram mais de 30 horas de viagem) e fomos para o hostel. Quando chegamos e entramos no quarto, veio uma pequena surpresa... O quarto era muito ruim, com 3 beliches, uma encostada na outra sem espaço entre elas e um espaço minúsculo do lado. A primeira coisa que encontrei foi um cabelo na cama e depois de colocar o lençol achei outro cabelinho lá! A única janela do quarto dava pra uma área comum do hostel então não dava pra deixar ela aberta, por isso, não tinha ventilação.

Ficamos sem saber o que fazer e decidimos procurar outro hostel porque esse não rolava, conversamos na recepção e concordaram em devolver duas diárias (que eram quatro no total). E então ficamos lá procurando outro hostel no celular até que enfim achamos, mas como nós estávamos muito cansados (e sujinhos) decidimos tomar um banho naquele hostel ruim mesmo porque apesar do quarto ser ruim o banheiro era bonitinho e limpo.

Fomos para o outro hostel, chamado Hello BCN, e já adoramos o cara da recepção, ele sabia umas palavras em português e falou que o apelido dele era “abacaxi” hahaha. Ele foi super legal com a gente.  Fomos pro nosso quarto, deixamos nossas bagagens e saímos para comer no 100 montaditos (que é totalmente passagem obrigatória pra quem vai pra Espanha). Pagamos 5 euros por 4 lanchinhos e cerveja (no meu caso eu tomei água, depois de umas 40 horas sem dormir acho que não ia rolar cerveja). Voltamos pro hostel e quando entramos no quarto tinha um menino deitado na cama do meu namorado e outro em pé, os dois tinham fumado maconha e estava um cheiro péssimo. Sério, parecia pegadinha. Fomos lá na recepção falar com o abacaxi e ele nos tirou daquele quarto e colocou a gente em outro e finalmente estava tudo normal e fomos dormir.

No dia seguinte fizemos um free walking tour com um guia muito gente boa que nos mostrou vários lugares legais. Free walking tour é uma ótima maneira de conhecer os lugares sem pagar muito, pois é você quem escolhe a “gorjeta” pra dar pro guia. Neste mesmo dia, nós fomos passear mais um pouco e andar pela praia.

1º dia com o free walking tour.

Escola de artes onde o Picasso estudou.

Uma coisa que eu estranhei muito foi que, normalmente, as praias do Brasil tem uma paisagem, montanhas ou algo,  e a praia de Barcelona tinha só o mar, não dava pra ver nada quando se olhava para o horizonte, mesmo assim achei muito gostosa e tinha vários coqueiros. Um lugar muito agradável pra caminhar.

Praia

Coqueiros que eu falei

No dia seguinte, fomos visitar a Sagrada Família, que é ABSOLUTAMENTE incrível, não entramos porque, sinceramente, tenho preguiça de filas gigantes, ainda mais quando está sol e calor.

Um pedacinho da sagrada família

Eu não lembro direito a ordem cronológica do resto dos fatos, então vou citar os lugares que eu visitei:

Parc Guell: tem que subir uma ladeira gigante pra chegar até ele. É sensacional a vista de lá, mas tem uma parte fechada que tem que pagar e tem hora de visita pra ter a “melhor vista”. Tudo é muito bonito e encantador, da pra tirar milhões de fotos bonitas.

Parc Guell

Parc de la Ciutadella: Eu achei mais legal do que o Guell, não sei porque, mais cara de parque com gramas e área plana, achei mais gostoso esse parque para ficar lá sem fazer nada, descansando.

Parc de la Ciutadella

Plaça de Catalunya: É uma praça grande com um jardim florido e tem paisagens lindas.

Plaça de Catalunya

Bairro gótico: É maravilhoso, a arquitetura, as ruas estreitas e o ar do lugar é uma coisa fascinante.

Casa Batló: É um museu que fica em um bairro modernista em Barcelona. Foi feita pelo Gaudi.

Casa Batlló

Também tem a “La Rambla” que é uma rua com árvores, lojinhas de souvenir, restaurantes, bar, lojas normais. É muito gostoso passear por lá.

No nosso último dia na cidade, fomos na fonte mágica de Montjuic. Coisa mais linda! São várias fontes que fazem uma “dança” com luzes. Não consigo explicar direito o que é por isso eu mostro em fotos.

Fonte de Montjuic

Uma coisa que é absurdamente incrível em Barcelona é que você está andando e acha uma paisagem/lugar bonito, aí você olha pro lado e a paisagem também é legal, aí você olha pro outro lado e também é lindo. Então você desiste e faz uma foto panorâmica ou um vídeo porque tudo é muito apaixonante.

Juro que tentei resumir, e acreditem que esse foi um resumo, porque eu poderia falar muito mais sobre Barcelona! Um dia é suficiente pra se apaixonar por essa cidade.

É isso, beijos.

Obrigada Ju!!
Se você também tem histórias de viagens pra contar, manda pra gente!

Before I die...

Umas das coisas que eu mais gosto de fazer é conhecer as histórias de pessoas desconhecidas, ver vídeos no youtube que acrescentem alguma lição ou alguma reflexão à minha vida. E numa dessas viagens pelo Cyber Space, encontrei esse vídeo no Canal TEDx Talks (aproveitem para ver outros vídeos do TED, que são sempre inspiradores e bacanas) que me encantou e me fez pesquisar mais sobre o assunto que acredito ter muito a ver com o propósito desse blog. Eis o vídeo:

Ele está sem legenda, mas vou explicar a história dessa moça, pela qual me interessei tanto. Seu nome é Candy Chang, é uma artista interessada na relação entre o espaço público e o bem-estar pessoal. Ela procurou no planejamento urbano, arte de rua e no design, maneiras mais contemplativas e inclusivas para reflexão e compartilhamento com as pessoas ao seu redor.
Depois de perder alguém que ela amava, mergulhou numa forte depressão durante o luto e encontrou numa casa abandonada uma inspiração para recuperar as forças perdidas.

Ela conseguiu autorização do dono do lugar e pintou as paredes e escreveu:
Antes de eu morrer eu quero ________________.
Instigando os moradores de sua cidade, New Orleans, a refletirem sobre suas aspirações, sonhos, desejos... e ela não esperava nada daquilo, mas o resultado foi incrível. No dia seguinte as paredes estavam lotadas de esperança. Frases como: Antes de morrer eu quero cantar para milhões de pessoas, plantar uma árvore, abraçá-la mais uma vez, ver minha filha se formar, abandonar todas as minhas inseguranças, ser eu mesma. Todas as respostas fizeram com que ela risse alto e a consolou nos momentos mais difíceis.

Depois de postar algumas fotos, pessoas do mundo inteiro se interessaram pelo trabalho dela e quiseram fazer também em suas comunidades e atualmente a Before I die wall está presente em mais de 500 lugares ao redor do mundo

Inclusive no Brasil!

E fora as paredes tradicionais de "Antes de morrer eu quero...", também foram criadas, inspiradas nas originais, paredes de todo o tipo, como: "If I knew I couldn't fail..." (Se eu soubesse que não fracassaria...), "We need..." (Nós precisamos...), "Before I Graduate.." (Antes de eu me formar...), e mais várias outras ideias. No Brasil, tivemos em Salvador: "Salvador merece.." e no Rio de Janeiro: "Meu sonho é...".

Histórias como essa me inspiram e até me comovem. Se você quiser saber mais sobre a Candy Chang e seu trabalho clique aqui e aqui.

Antes de morrer eu quero conhecer o maior número de lugares, culturas, idiomas e pessoas. E você? O que quer fazer antes de morrer?

segunda-feira, 30 de junho de 2014

F.R.I.E.N.D.S

Se você, como eu, é apaixonado por Friends, vai adorar o assunto de hoje!

Já pensou em ir tomar um café na réplica do Central Perk?
Pois saiba que é possível, se você for pra Europa ou pra China.

Um chinês super fã da série, chamado Du Xin (mas que prefere ser chamado de Gunther), abriu uma réplica incrível do Central Perk em Beijing. Fez tanto sucesso por lá que recentemente ele abriu outra em Shanghai.

Para saber mais sobre o Central Perk chinês clique aqui e aqui.

Se seu destino é a Europa, vale a pena conferir o Central Perk em Liverpool, que é o que eu pretendo fazer. Liverpool fica pertinho de Londres e vale um bate e volta pra conhecer a cidade que é o berço dos Beatles e ainda tomar um café nesse charmoso Central Perk:

Site Oficial do lugar: http://www.central-perk.co.uk/

Além de Liverpool, foi aberto recentemente uma filial em Chester.

Inicialmente, Liverpool não estava no meu roteiro, mas precisei colocar depois que descobri esse lugar! Daí, resolvi pesquisar sobre outras coisas que eu poderia fazer de interessante enquanto estivesse por lá, e apesar de não ser mega fã dos Beatles, lá é um prato cheio de atrações relacionadas à banda, e se você for pra Liverpool, não pode deixar de conhecer a Beatles Story, que é um museu muito bacana que conta a história da carreira dos integrantes da banda desde o início até os dias atuais.

Outro programa legal, é a Magical Mystery Tour que é um roteiro de 2 horas de duração feito a bordo de um ônibus idêntico ao usado no filme dos Beatles. Durante o percurso são visitados todos os principais pontos da cidade relacionados à vida de John, Paul, George e Ringo. Suas casas, locais referidos nas músicas, escolas, onde foram as primeiras apresentações, etc...

Outro item da minha lista que não quero perder é o Pub Cavern Club, um dos primeiros bares em que os Beatles se apresentaram quando nem eram Beatles e sim Quarrymen (primeiro nome da banda com apenas John e Paul). O lugar se tornou mundialmente famoso junto com os meninos e hoje é uma das maiores atrações turísticas da cidade.

O percurso de Londres até Liverpool de trem dura em torno de 2 horas. Esse site oferece uma lista bem legal de bate-voltas de Londres para as cidades vizinhas, vale a pena conferir!

domingo, 29 de junho de 2014

Canadian experience

Hoje vou postar o relato de uma amiga que foi pro Canadá e se apaixonou pelo país. Ela contou um pouquinho sobre essa experiência maravilhosa!

"Bem, comecei a planejar meu intercâmbio canadense de apenas um mês em aproximadamente 8 meses. Em 2012 obtive informações que fazendo escala nos EUA os gastos com passagens diminuiriam, então fui em busca do visto americano, como todos já sabem o processo é feito em dois dias, o primeiro de entrega de documentos e o segundo de entrevista (a minha por sorte foi bem tranquila).
Sinceramente na época não pesquisei muitas agências de intercâmbio, fui diretamente na CI- Central de Intercâmbio, a qual oferece pacotes de estudo mais hospedagem, você tem a opção de ficar nas famosas "homestays" ou em alojamentos das universidades, eu optei pela primeira pois, a convivência em uma canadian family seria muito mais proveitosa, até porque meu objetivo era de aperfeiçoar o inglês.
O terceiro passo foi a retirada do visto canadense, este você não precisa ir até São Paulo, somente ir ao escritório da Schultz Vistos e verificar a documentação necessária. No meu caso de estudos, o visto teria que ser retirado dois meses antes do embarque (não adianta tentar tirar antes, o lance é realmente burocrático). Mas enfim, um mês antes da viagem eu já estava com o visto (de múltiplas entradas em mãos). Detalhe que eles geralmente concedem a permissão para no máximo um ano de estudo, para mim foram quatro anos... É, ali começava uma grande paixão!
Desembarquei em Vancouver em junho de  2013, era verão e a cidade estava realmente quente (somente durante o dia). Fui recebida por uma simpática senhora, com  os costumes e tradições canadenses. Os primeiros dias me senti ligeiramente amedrontada, mas logo me soltei, me sentia em casa realmente!
O primeiro dia na escola foi para o teste de nivelamento. A escola e as pessoas eram realmente incríveis. Vancouver recebe estudantes do mundo todo, em especial os asiáticos. Muitas vezes me sentia em algum país do tal continente. Os imigrantes dos "olhos puxados" são tantos que a cidade até tem o bairro Chinatown, lá você encontra os "souvenirs" mais baratos e diversos.
Os pontos altos do meu intercâmbio foram a maravilhosa convivência e sintonia que tive com a "host family" e a viagem para as Rocky Mountains, que sem sombra de dúvidas conheci os lugares mais fabulosos da minha vida.
Não só recomento o Canadá, mas acho que todos devem e merecem conhecê-lo!"

Julia Leite

Julia, obrigada por dividir com a gente sua história!

Se você também tem uma história pra contar, uma viagem que te marcou, conta pra gente! É só enviar para viajandinhoooo@gmail.com que eu publico aqui!

sábado, 28 de junho de 2014

As maravilhas de Itanhaém

Mais uma vez, em 2010, larguei tudo pra começar uma vida em outro lugar. Dessa vez meu destino foi Itanhaém, litoral sul de São Paulo.

Itanhaém é uma cidade histórica, cheia de surpresas e belezas naturais. A primeira vez que eu fui, pra passar um feriado prolongado, me apaixonei! E eu nem gosto de praia! E depois de um mês, me mudei pra lá e vou contar um pouquinho dessa experiência que durou 1 ano e 2 meses.

Itanhaém é um termo de origem tupi que significa “pedra que canta”, e essa foi uma das primeiras coisas que aprendi quando cheguei lá. Está entre as cidades mais antigas do Brasil, e é muito rica em detalhes históricos, os quais eu não lembro direito, mas vou contando o que mais me marcou.

Eu morei na praia dos Sonhos, que na minha opinião, é a mais linda.

Essa era a vista da minha janela

Aquela ilhazinha próxima da praia é conhecida como Ilha das Cabras. Não, não tem cabras lá, fui explorar para descobrir, mas a vista no fim de tarde é maravilhosa. Só é possível atravessar a pé e alcançá-la quando a maré está baixa. Quando fomos lá, eu e minhas amigas, demos a volta completa na ilha, passando por fendas e buracos e desviando das pedras escorregadias e perdemos uma tarde inteira nessa brincadeira, mas quando alcançamos o outro lado, tivemos nossa recompensa:
Pôr-do-Sol visto da Ilha das Cabras

Explorando a ilha
 Ilha das Cabras

Outro passeio imperdível é a Passarela de Anchieta, que conforme você caminha nela, ela vai te contando um pouquinho da história da cidade. E ela fica entre um morro e o mar, a paisagem é simplesmente incrível!

O começo da Passarela fica no pé de um outro morro, onde, dizem os caiçaras da região, pode-se avistar Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs)! #medo

Essas pedras ficam no alto desse morro que comentei, e diz a lenda urbana da cidade que foram colocadas lá por E.T.s ou que foram lançadas do fundo do mar. A posição delas é esquisita, e embora não dê pra perceber pela foto, essa pedra na qual estou apoiada está escorregando aos poucos.

A melhor coisa de Itanhaém é que as praias são muito próximas, e esses passeios podem ser feitos todos no mesmo dia.
De volta na praia dos Sonhos, indo em direção à Ilha das Cabras, a próxima praia é a Praia dos Pescadores, onde foi filmada a novela Mulheres de Areia da Rede Globo. Lá existe ainda o terreno com as marcas da casa onde a Ruth e a Raquel moravam. A praia também é conhecida como "praia dos surfistas", pois possui muitas ondas e sempre tem alguém surfando ali.

Ponta da Praia dos Pescadores

Praia dos Pescadores

Mas não é só de praia que Itanhaém é feita! O centro histórico também é um charme. A praça da igreja é linda, tem um coreto maravilhoso e no fundo tem um morro onde fica o antigo convento, que hoje é aberto para visitação. A vista do convento é belíssima!
Vista do alto do Convento

A subida desse convento é triste! É ingrime e parece não ter fim. Mas vale a pena. Lá embaixo dá pra ver a igreja na praça, essa construção mais antiga. Quase em frente à ela, no final da praça tem a antiga prisão, com apenas duas celas: uma feminina e outra masculina. A guia me explicou que a cela feminina tinha uma janela que ficava virada diretamente pro convento, pra mulher refletir sobre seus pecados e se voltar para Deus, e a cela masculina tinha a janela virada para o mar, para o homem olhar todos os dias o que ele estava perdendo por ter infringido a lei. Interessante!

Se você for pro litoral durante a alta temporada, com certeza em alguma praia vai encontrar várias atrações, principalmente relacionadas à esportes. E quando eu estava lá eu ganhei um passeio de helicóptero. Não tem nada de esportivo nisso, mas foi simplesmente incrível!
O passeio pode custar entre R$ 50,00 à R$ 300,00 dependendo do percurso e do tempo. Eu achei simplesmente sensacional e recomendo pra quem quiser fazer esse passeio!

Itanhaém é um cidade pequena, não existe muita vida noturna e os estabelecimentos não possuem horários fixos de abrir e fechar (pelo menos a maioria deles). É um cidade que só funciona de verdade na temporada. Foi ótimo morar lá e viver essa experiência, mas essa vida pacata de caiçara não funcionou muito comigo. Porém recomendo essas praias pra todo mundo, a beleza natural compensa a visita! E há muito mais na cidade pra se conhecer. Talvez um dia eu faça outro post sobre ela, comentando como era a vida na baixa temporada.